Buscar
  • Quilombeiros

Torra. O que devo saber?

Atualizado: Jul 14

O que vai ditar o sabor final de um café é a torra escolhida.


O processo para que o café chegue na sua mesa é teoricamente simples. Resumidamente, são apenas 5 passos:


· Cultivo

· Colheita

· Secagem

· Torra

· Moagem


É evidente que o processo completo é muito mais complexo do que isso. Cada etapa pode influenciar definitivamente o sabor do café. Por isso é considerado um produto tão rico em benefícios para a saúde e que nos possibilita uma liberdade imensa para pensar em novas receitas para cafés coados, espressos e até mesmo receitas doces e salgadas.


Bem... Vamos lá. Primeiro, é interessante explicar que, para uma torra de café bem feita, é necessária que seja feita pelas mãos de um profissional. Sim! Existe profissionalização para isso. Chama-se Especialista em Torrefação.


Basicamente, você pode escolher três tipos de torra:


· Torra clara

· Torra média

· Torra escura


Cada uma delas vai determinar um sabor e uma textura para o café.


A torra clara é ideal para cafés coados e para você sentir, de fato, o sabor do café. Antes que perguntem.... O café fica sim mais “fraco”, no que diz respeito à textura e à coloração.


A torra média é a mais tradicional e a mais usada em cafés 100% arábica. É também a que mais usamos aqui no Café Quilombo. Ela é a mais próxima da que estamos acostumados a consumir em casa. Traz sabor e textura, independentemente, do tipo de preparo.


A torra escura é a que estamos acostumados a consumir em cafeterias e padarias. Aquele café preto, escuro e quase impossível de beber sem açúcar.


É a torra que define a intensidade do café, ou seja, quanto mais intenso é o café, mais ele será classificado como café de torra escura.


Aqui no Quilombo, utilizamos todos os tipos de torra. No Quilombo Baiano usamos a torra média/clara, no Quilombo Mineiro a torra média e no Quilombo Capixaba a torra escura.


Entre os baristas, alguns dizem que um bom torrador pode transformar um café de qualidade baixa em algo dos Deuses, mas também é possível transformar um café raro e caro em algo ruim e amargo de se beber.



#café #cafezinho #cafedamanhasaudavel #cafe #cafedatarde #cafeteria #cafequilombo #cafebrasil #recreiocafe #cafeexpresso #cafeespecial #cafelovers #cafetime #amocafe #amocafé #quilombo #coffee #barista #negritude #forcanegra #resistencia

19 visualizações

 CAFÉ QUILOMBO | CNPJ: 35.922.794/0001-25

Rua Flávio de Melo, 239 - Lj 24 -Vila Mariana- SP - 04117-130
sac@cafequilombo.com.br |  WhatsApp: (11) 9 9656-3082

Prazo de entrega para São Paulo Capital 48 horas

Prazo de entrega para Brasil: De acordo com os Correios