Buscar
  • Quilombeiros

Robusta ou Arábica?

O Café possui duas variedades mais produzidas e comercializadas: o Robusta e o Arábica.


A grande questão é saber qual café é o melhor para você. Quando escolhemos um vinho ou uma cerveja, sabemos quase tudo ou fingimos que sabemos. Na hora de escolher o café, ainda não temos esse conhecimento. O que é curioso, uma vez que o café é a segunda bebida mais consumida no mundo (perde apenas para água).


A seguir, vamos te dar uma pequena ajuda para escolher entre os dois tipos mencionados anteriormente.


Vale lembrar que, entre essas duas variedades, existe uma diversidade de grãos e de formas de tratamento que cabem ao produtor e à marca (junto com o torrador) do café definirem como explorar o sabor.



Vamos lá... o Robusta é mais utilizado para a produção de cafés tradicionais. Ele é cultivado em terrenos baixos, seus grãos são menos perfumados e a quantidade de cafeína é entre 2% a 4,5%. A planta é forte e mais resistente a pragas e a mudanças climáticas, por isso sua produção é em maior escala.


No Brasil, o robusta é mais cultivado no sudeste, mais precisamente no Espirito Santo, no semi árido capixaba. Aqui, é conhecido como Conilon e leva o nome de Quilombo Capixaba em nossa linha de produtos.


As principais características do Robusta são o sabor de madeira, a baixa acidez e a maior concentração de cafeína.


Agora, o queridinho dos amantes de café (em inglês conhecidos como coffee lovers) é da variedade arábica. Esses cafés têm menos resistência a mudanças climáticas e 50% menos cafeína que os robusta/conilon (algo em torno de 1% a 1,5%).


No Brasil, os grãos mais cultivados são: Mundo Novo, Caturra, Icatu, Tupi, Rubi e os Catuaís Vermelho e Amarelo. Lembrando que cada um desses grãos tem suas próprias características.


O café arábica é mais suave, aromático e tem mais açúcares naturais (devido a altitude em que é cultivado).


No nosso "cardápio de cafés", o arábica pode ser encontrado no Quilombo Mineiro e no Quilombo Baiano. O Mineiro é um Mundo Novo e o Baiano é um Catuaí Vermelho. Levam esses nomes em homenagem às regiões em que são cultivados. O sul de Minas Gerais é líder na produção do Mundo Novo, enquanto o Catuaí Vermelho da Bahia é conhecido no mundo todo pela sua doçura natural.


Bacana, né? Temos café para todos os gostos! Fique de olho nas nossas redes sociais, pois sempre temos um café delicioso só para você!


Bom café!

22 visualizações

 CAFÉ QUILOMBO | CNPJ: 35.922.794/0001-25

Rua Flávio de Melo, 239 - Lj 24 -Vila Mariana- SP - 04117-130
sac@cafequilombo.com.br |  WhatsApp: (11) 9 9656-3082

Prazo de entrega para São Paulo Capital 48 horas

Prazo de entrega para Brasil: De acordo com os Correios