Buscar
  • Quilombeiros

Por que comprar café em grãos?

Atualizado: Jul 14

De início, é bom deixarmos claro que moer o café no momento do consumo não é frescura. Existem, sim, vários moedores caros, com uma série de classificações e métodos de moagem, mas vamos combinar que não precisamos disso tudo.


O café moído é, de fato, muito mais saboroso, isso porque o café, quando ainda em grão, mantém por mais tempo o sabor, uma vez que a casca consegue proteger o grão do ambiente em que estamos, ou seja, mantém o grão protegido da luz, do oxigênio e de todos os outros elementos que podem comprometer seu sabor original. Você pode perguntar: Ah! Mas o café moído é ruim? De maneira nenhuma. Ele continua sendo gostoso, no entanto, a durabilidade do sabor e seus nutrientes se perdem de maneira mais rápida.


Não precisamos sair como loucos comprando um moedor, mas é interessante você experimentar beber o café moído no momento que for consumi-lo, se você gosta da bebida e gosta de viver a experiência do preparo.


Abaixo, algumas dicas de como você pode usar o moedor - é MUITO simples.


Vamos abordar 3 maneiras de moer o café:


GROSSA

O resultado da moagem deve ter o aspecto como o do sal grosso. É muito usado para preparos na cafeteira italiana. Sabe aquele bule super retrô que aquecemos direto no fogo? Hoje em dia, já existem algumas cafeteiras italianas elétricas também. Por favor, não se prenda a comprar a marca mais cara. Não há nenhuma diferença. É apenas uma questão de gosto. Os cafés arábica e mais doces são os mais indicados para esse caso, como por exemplo o Quilombo Baiano.


MÉDIA

Você deve parar a moagem quando estiver muito próximo do aspecto do açúcar cristal ou da areia de praia. Esse tipo de moagem já é mais aconselhável para o tradicional café coado, aquele que usamos no dia a dia, em casa. É mais indicado os cafés que tem aquela consistência mais densa, daí te indicaríamos o Quilombo Mineiro.


FINA

Parece muito com o açúcar normal (refinado) e com o sal de cozinha. É ideal para quem gosta de um café espresso.

As cafeteiras espresso ainda têm o preço um pouco “salgado”, mas a tendência é que ele venha a cair, uma vez que o consumo de café feito em casa vem crescendo. Aqui você pode ficar a vontade, todos caem muito bem, mas experimente o Quilombo Capixaba.

Um lembrete importante: NÃO EXISTE UMA REGRA. Você pode e deve testar os equipamentos que você tem na sua casa até chegar no sabor que mais te agrada.


E não se esqueça:

· Não deixar o café já moído ou em grão em contato direto com o ar;

· Para os moedores automáticos (aqueles que moem com tempo programado), deem uma leve sacudida para manter a moagem homogenia;

· Não manter o café na geladeira.


Bom café!


17 visualizações

 CAFÉ QUILOMBO | CNPJ: 35.922.794/0001-25

Rua Flávio de Melo, 239 - Lj 24 -Vila Mariana- SP - 04117-130
sac@cafequilombo.com.br |  WhatsApp: (11) 9 9656-3082

Prazo de entrega para São Paulo Capital 48 horas

Prazo de entrega para Brasil: De acordo com os Correios