Ondas do café.

Dentro do universo de café foi criado um movimento, na verdade um acompanhamento para entendermos mais como foi o desenvolvimento do consumo de cafés ao longo do tempo. Esse acompanhamento deu-se o nome de ONDAS DO CAFÉ, são 3 ondas e há quem diga que estamos na quarta onda atualmente, vejamos:


PRIMEIRA ONDA

A primeira onda foi apreciada entre a década de 30 e a década de 60 e foi caracterizada pela explosão de consumo no final da segunda guerra. O ponto básico dessa onda foi fazer do café um item básico nos lares nos lares e nas prateleiras. Fazer do café um item necessário para nós seres humanos do planeta terra.


SEGUNDA ONDA

Já a segunda onda foi determinante entre os anos 60 e 90 quando o café especial chega nas cafeterias e o surgimento da maior de todas a StarBucks. A rede entendeu que o consumidor gostaria de uma experiência diferente e com cafés de maior qualidade. Nessa onda começa a surgir o interesse pelo café com mais sabor e mais complexidade e nosso ponto de vista começa a surgir o lado do café fraco, o famoso “cháfé”, a fama de café fraco para os cafés especiais aparece aí.


TERCEIRA ONDA

Na terceira onda (dos anos 90 até os dias atuais) o café passa para categoria de produto especial, com extrema complexidade e começa a ser comparado com as mesmas “fichas técnicas do vinho” então começamos a pensar em rastreabilidade, sabores e aromas, acidez e amargor, a origem, altitude, sustentabilidade, métodos e profissionais especializados (como os baristas, por exemplo).


QUARTA ONDA

Há quem dia que estamos na quarta onda, até onde ela vai não sabemos mas a característica principal dela é a democratização do café, no sentido de que o conhecimento a respeito dos cafés especiais estão em crescimento. Já podemos ver o efeito dessa onda nos site, supermercados, diversidade de marcas pequenas de café, aumento dos pequenos produtores. Isso tudo pode ser classificado como a quarta onda, que só saberemos o fim dela quando chegar a quinta.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo