Buscar
  • Quilombeiros

Grandes Personalidades - Patrocínio, Gama e Francisco.

Como todos nós sabemos o Café Quilombo não é apenas uma marca de café, nós também estamos empenhamos em gerar representatividade negra e relembrar grandes nomes da nossa história. E vamos falar de três grandes nomes que homenageamos na campanha do dia dos pais, Francisco, Gama e Patrocínio. Quem são eles? Vou fazer um breve relato:


Quem foi Francisco José do Nascimento.   Natural do Ceará, filho de pescadores, desde cedo aprendeu o ofício do mar e exerceu de prático-mor. O abolicionismo se espalhava pelo país e no Ceará contou com o apoio decisivo dos jangadeiros.   Em 1881, os jangadeiros, liderados por Francisco do Nascimento, se recusam a transportar os escravos para o sul do país. Desta forma, o comércio ficou paralisado.   O ato do jangadeiro correu por todo país e foi saudado pelos abolicionistas como um gesto heroico. A partir de então, sua alcunha seria "Dragão do Mar" e entraria para história do estado e do país.   O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão em 1884.



Quem foi Luís Gama.  Nascido na Bahia, filho de uma liberta e de um português empobrecido, Luís Gama nasceu livre, mas foi vendido como escravo pelo pai que estava endividado.Foi para São Paulo aos 10 anos e trabalhou como escravo doméstico.   Aprendeu a ler aos 17 e, nesta época, conseguiu provar junto aos tribunais que era mantido como escravo injustamente e que, portanto, deveria ser posto em liberdade.Um vez livre, Gama passou a atuar como rábula, um advogado sem diploma que pleiteava causas específicas.   No seu caso, Luís Gama conseguiu libertar mais de 500 escravos alegando que todo negro chegado ao Brasil após 1831 deveria ser livre, tal como dizia a Lei Feijó.   Escritor abolicionista, o enterro de Luís Gama foi um verdadeiro acontecimento em São Paulo acompanhado por 4000 pessoas.   Em 2015, a OAB - Ordem de Advogados do Brasil, lhe concedeu postumamente o título oficial de advogado.


Quem foi José do Patrocínio.  Nascido em Campo dos Goytacazes (RJ), José do Patrocínio foi para a capital do Império para estudar Farmácia enquanto trabalhava na Santa Casa de Misericórdia.No entanto, cedo trocou o laboratório pela redação de jornais onde defendia ardorosamente o fim da escravidão.   Com Joaquim Nabuco, em 1880, fundou Sociedade Brasileira Contra a Escravidão. Além de comícios políticos, a organização arrecadava dinheiro para alforrias e facilitava fugas de escravos. Do mesmo modo, concorreu e ganhou a eleição para vereador do Rio de Janeiro em 1886.   Assinada a Lei Áurea, em 1888, Patrocínio vai a Paris, de onde volta com o primeiro automóvel da cidade do Rio de Janeiro. Igualmente, investe suas economias na fabricação de dirigíveis. Falece de tuberculose aos 51 anos de idade.



4 visualizações

 CAFÉ QUILOMBO | CNPJ: 35.922.794/0001-25

Rua Flávio de Melo, 239 - Lj 24 -Vila Mariana- SP - 04117-130
sac@cafequilombo.com.br |  WhatsApp: (11) 9 9656-3082

Prazo de entrega para São Paulo Capital 48 horas

Prazo de entrega para Brasil: De acordo com os Correios