100% Robusta – Que grão é esse?

Atualizado: Out 15

A árvore do café é um arbusto que pode atingir até 10 metros de altura em seu ambiente nativo. Produz flores que lembram jasmim e em seus frutos encontramos as sementes, que é a parte que origina a bebida que tanto amamos.


Botanicamente pertence à família das Rubiáceas (Rubiaceae), onde a grande maioria das espécies estão agrupadas dentro do gênero Coffea. Há diversas espécies de café no mundo, porém as duas comercialmente mais utilizadas são Coffea Arabica e Coffea Canephora (100% Robusta).



COFFEE CANEPHORA - 100% ROBUSTA


O 100% ROBUSTA (COFFEE CANEPHORA) é originário da África Ocidental, do planalto de Uganda passando pelo Rio Congo. As plantas dessa espécie são mais rústicas, com maior resistência a pragas e doenças, mais adaptadas a climas quentes e úmidos, com temperaturas em torno de 22 a 26°C e baixas altitudes. É sensorialmente mais simples em relação ao Arábica, porém mais produtivo e com teor de cafeína mais alto, entre 2,2 a 2,4%. Dentre as variedades comerciais desta espécie, podemos citar a Robusta e a Conilon, mais utilizadas em todo o mundo.


Essas duas espécies podem ser subdivididas em variedades, que são o resultado do cruzamento ou mutação natural das mesmas. Pode haver ainda o cruzamento artificial das duas espécies de café, resultando no chamado “híbrido interespecífico”. Quando utilizamos o termo “Cultivar de café” estamos nos referindo à cruzamentos artificias feitos por pesquisadores em laboratório, que objetivam selecionar uma ou mais características específicas na planta, como resistência à alguma doença ou porte reduzido do arbusto para facilitar a colheita.


Você já deve ter ouvidos que o Coffea Canephora tem uma qualidade inferior em termos sensoriais. Porém a qualidade sensorial de um café é muito influenciada pelo manejo adequado em campo, bem como com o processamento pós colheita visando a qualidade. A conscientização dos produtores quanto à isso têm possibilitado a obtenção de Canéforas incríveis, com suas características específicas, mas tão marcantes quanto o Arábica. Como é o caso das nossas rainhas: Rainha Dandara e Rainha Tereza.


Mas quando posso considerar um café especial? Quais as características para fazer esse tipo de classificação? Quem determina isso? No nosso artigo falamos sobre isso, dá uma olhada: CAFÉS ESPECIAIS, O QUE SÃO?

Até breve!


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo